domingo, 18 de julho de 2010

Comidinhas com saudades

Às vezes me dá uma saudade de certas comidinhas de mãe e , mas a saudade hoje é de umas comidinhas de ex sogra... Ela, já falecida, era húngara, e fazia certas iguarias muito simples, mas deliciosas, cheias de segredos antigos.

Louças húngaras lindas, presenteadas a mim por minha ex sogra


Fui dona de um restaurante de nome Bistrô Mariah ( o curioso é que até hoje tenho amigos que me chamam de Mariah), e no cardápio o prato mais famoso era o Filé Húngaro, super fácil, mas que revela um segredinho da cozinha húngara. Confira a receita:

Ingredientes:
500 gramas de filé mignon;
3 colheres de sopa de manteiga;
1 cebola ralada;
1 xícara de polpa de tomate;
Folhas de louro e sal;
1 colher de sopa páprica doce;
1 colher de chá páprica picante.

Preparo: 
Pique o filé em pequenos quadrados, aqueça a manteiga numa panela, frite a cebola até dourar, coloque a carne e deixe fritar só um pouquinho. Coloque o molho, sal, louro e um copo de água e deixe ferver um pouco. Vai ficar um pouco aguado, ai vai o segredo de toda culinária húngara:

Pegue uma frigideira e coloque 4 colheres de sopa de óleo, deixe esquentar um pouco, adicione as pápricas à gosto (lembre-se que a picante é ardida - eu prefiro na minha casa só colocar a páprica doce), junte 2 colheres de farinha de trigo e deixe ferver. Logo em seguida coloque na carne fervendo. Pronto, aí está seu Filé Húngaro do Bistrô Mariah!


Esse processo de engrossar a comida se chama "rántás" e não tem tradução, é uma maneira tradicional da cozinha húngara de preparar sopas e molhos.Esse segredo faz toda a diferença!

O filé fica mais gostoso ainda se você servir com torradinhas de alho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário