sábado, 17 de julho de 2010

Alfajores

Para mim um dos doces mais fofinhos e gostosos é o alfajor, e quero contar um pouquinho da história deles. Acho um charme doce com história, família e pedigree (hihihi)!



A história do alfajor, o doce mais tradicional da Argentina, Chile, Peru e Uruguai tem origem na cozinha árabe. Porém o doce nasceu em Andaluzia, na Espanha e seu nome vem de “al-hasu”, que em árabe significa "recheado".

Originalmente produzido com amêndoas, mel e avelãs, chamou-se também alaju, e chegou às ruas espanholas como alfajor, até chegar a sua composição atual que usa farinha, açúcar, ovos, essência de limão e amêndoas, recheado de doce de leite e coberta de chocolate ou açúcar.


Em 1896, levado por um químico francês, Augusto Chammás, o alfajor ganha seu formato redondo que carrega até hoje, e começou ser produzido na Argentina, em 1939, pelo famoso Café Havanna:
Seus alfajores são considerados os mais gostosos do mundo, e sua receita é secreta e guardada a sete chaves.

Consegui uma receita um pouco parecida de um grande culinarista, o chef Álvaro Rodrigues, que vou passar para vocês!


Ingredientes
1 xícara (chá) de açúcar refinado;
1 colher de (sopa) de açúcar de baunilha;
1 colher (café) rasa de fermento em pó;
1 ¾ xícara (chá) de farinha de trigo;
2 xícaras (chá) de amido de milho;
200 g de manteiga extra sem sal, gelada e bem picada;
3 gemas de ovos médios (50 g), peneiradas;
1 colher (chá) de essência de baunilha de boa qualidade;
1 colher (sobremesa) de raspas de limão (opcional).

Recheio: 1 lata de doce de leite em ponto de corte.

Banho de chocolate: 250 g de chocolate cobertura ao leite 250 g de chocolate meio-amargo bem picado.

Modo de Preparo: Em uma tigela grande coloque os açúcares, o fermento em pó, a farinha de trigo, o amido de milho, a manteiga e amasse com a ponta dos dedos. Junte as gemas, a essência, bata novamente no processador até obter uma massa lisa e macia. Por último, as raspas de limão. Embrulhe a massa obtida em papel alumínio ou filme plástico e deixe gelar por uma hora ou até que esteja bem firme. Abra porções da massa entre duas folhas de plástico na espessura de 5 mm e corte os alfajores com um cortador redondo de 5 ou 6 cm de diâmetro. Distribua os discos de alfajor sobre chapas de alumínio ligeiramente untadas com manteiga e polvilhadas de farinha de trigo e asse-os em forno preaquecido à 170ºC até que estejam levemente dourados. Deixe esfriar sobre uma grade, aplique o recheio e decore a gosto.

Montagem dos Alfajores: distribua o doce de leite sobre um disco de alfajor e una com outro disco por cima. Em seguida, banhe os alfajores em chocolate derretido e resfriado e deixe secar, ou passe-os por açúcar de confeiteiro.



Um comentário:

  1. Nada se compara aos Havanna, mas gosto de experimentar fazer em casa... Obrigada por compartilhar a receita.
    Abraços

    ResponderExcluir